20 de ago. de 2021

Dica de Livro: O Livro do Boni


Foto: Capa do e-book - Amazon

Pra quem não conhece o livro do Boni é uma autobiografia sobre José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, um profissional extremamente talentoso que deixou sua generosa contribuição na idealização e construção da Rede Globo e da televisão brasileira como um todo. Ele é pai de ninguém mais ninguém menos que Boninho, o nosso querido BigBoss, diretor do BBB e de vários programas da pasta de entretenimento da emissora.

Eu sou muito fã de biografias de todos os estilos e apesar das quase 500 páginas, esse é daqueles books que você quer devorar. Separado em capítulos, o Boni conta a sua história, carreira, e muito de como a Rede Globo foi criada e se tornou a emissora mais tradicional do país que conhecemos.

Gostaria de destacar que a história para mim foi encantadora no sentido de revelar bastidores das produções antigas, principalmente das novelas, o enfrentamento a censura e os desafios do jornalismo além dos vários artistas que se consolidaram na teledramaturgia e até mesmo na música conforme o crescimento da emissora. Roberto Carlos tem uma passagem especial e bastante simplória nos estúdios Globo quando ainda nem existia o sistema de redes de televisão - que inclusive o Boni explica de maneira didática como funcionava na época e como é atualmente.

 

Foto: Jaqueline Nunes

No mais é um ótimo livro pra quem gosta de comunicação e principalmente produção audiovisual. Aos focas (jornalistas) e Relações-Públicas, o escrito traz cases antigos e insights que podem muito bem ser aplicados no nossa realidade. Minha nota é 9/10 apenas porque na minha opinião alguns detalhes poderiam ter recebido menos destaque.

O livro é de 2011, e eu adquiri ele em 2020 na primeira semana de aula antes da pandemia quando rolou uma pequena feira de usados e lá estava ele. Mas se você quiser comprar com certeza encontrará por um preço acessível na internet. 

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog Personalizado - Blog Tweed - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thaís Oliveira.
Tecnologia do Blogger.